Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

1 de nov. de 2011

Siglário

  1. ABS - Sigla em inglês (Anti-lock Breaking System) que pode ser traduzida como sistema de freios antitravamento. Trata-se de um item de segurança, que evita o travamento das rodas em freadas bruscas para manter o carro controlável.
  2. ACGIH -- É a Conferência (Norte-) Americana de Higienistas Industriais Governamentais (American Conference of Governmental Industrial Hygienists ), uma organização voluntária de profissionais em higiene industrial de instituições governamentais ou educacionais dos EUA. A ACGIH desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional chamados Valores Limites de Exposição: Threshold Limit Values (TLV 's) para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a agentes Biológicos: Biological Exposure Indices (BEI).
  3. Acidente de Trabalho - aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa,provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
    Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
    1. o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho
    2. o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
    3. o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
    4. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho.
    5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.
  4. Acidente Fatal (NR-18)
    o acidente que provoca a morte do trabalhador.
  5. Acidente Grave (NR-18)
    quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.
  6. Ácido -- Pelo conceito de Bronsted, substância que doa prótons para outra.
  7. Adicional de Insalubridade (NR-18)
    adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de insalubridade.
    O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente à:
    40% para insalubridade de grau máximo,
    20% para insalubridade de grau médio
    10% para insalubridade de grau mínimo. (NR - 15.2)
  8. Adicional de Penosidade (NR-18)
    adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de penosidade. O adicional de penosidade é previsto pela Constituição Federal de 1988, Artigo 7º, XXIII.
  9. Adicional de Periculosidade
    adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de periculosidade.
    O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. (NR - 16.2).
  10. Adsorção -- Concentração de um gás, líquido ou sólido na superfície de um líquido ou sólido.
  11. Adsorvente -- Material em cuja superfície ocorre a adsorção.
  12. Acidente Grave (NR-18)
    quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.
  13. ADVOGADOS: profissionais que zelam pela defesa dos direitos individuais das pessoas físicas ou jurídicas.
  14. Agentes biológicos (NR-9)
    Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros
  15. Agentes Biológicos de Risco (Biohazards) -- Agentes infecciosos que apresentam um risco à saúde de humanos ou outros animais, seja diretamente ou indiretamente por dano ambiental.
  16. Agentes ergonômicos
    desajustes de ritmo e freqüência de trabalho, equipamento e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físico, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.
  17. Agentes físicos (NR-9)
    diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
  18. Agente de risco físico (Physical Hazard) -- Uma substância química que tem evidência científica provando que é um líquido combustível, um gás comprimido, um gás comprimido, explosivo, inflamável, um peróxido orgânico, um oxidante, pirofosfórico, instável (reativo) ou reativo com água.
  19. Agente de risco respiratório (Respiratory Hazard) -- Concentração particular de um contaminante aéreo que, quando entra no corpo através do sistema respiratório, produz alterações em alguma ou algumas funções corporais.
  20. Agentes químicos (NR-9)
    substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
  21. Agudo -- Condições severas, freqüentemente perigosas, de exposição, nas quais mudanças relativamente rápidas ocorrem.
  22. AIRBAG - Bolsa inflável que protege os ocupantes em caso de acidente. Dependendo do modelo em questão, os air bags podem ser instalados no painel, na parte superior das janelas e nas laterais dos bancos dianteiros. No caso de uma colisão, sensores informam uma central eletrônica que envia a ordem de disparo, feito em frações de segundo.
  23. Álcool -- Composto que possui um radical de hidrocarboneto e um ou mais radicais hidroxila (OH-)
  24. Aldeído -- Composto que tem um radical de hidrocarboneto e um ou mais grupos carbonila (R-HC=O).
  25. Alta-Tensão (NR-10) - Tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts
    em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  26. Amarras (NR-18)
    cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender equipamentos à estrutura.
  27. Amida -- Derivado da amônia (NH3) no qual um ou mais dos átomos de hidrogênio foi substituído por um grupo
  28. Amina -- Derivado da amônia (NH 3) no qual um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por grupos alquila ou arila. Se apenas um hidrogênio for substituído (R-NH2) teremos uma amina primária. A substituição de dois hidrogênios (R2-NH) ou os três (R3-N) fornece as aminas secundárias e terciárias respectivamente.
  29. Ampere - Unidade de Corrente Elétrica. Símbolo: A
  30. Ampere por metro - Unidade de intensidade do Campo Elétrico. (A/m).
  31. Análise de risco ambiental - Análise, gestão e comunicação de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, direta ou indiretamente, imediatamente ou, após decorrido algum tempo, oriundo da introdução deliberada, ou de colocação no mercado de OGM e seus derivados.
  32. Ancorada (ancorar) (NR-18)
    ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e vergalhões, propiciando segurança e estabilidade.
  33. Anemômetro
    aparelho destinado a medir a velocidade do vento.
  34. Andaime: (NR-18)
    a) Geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação;
    b) Simplesmente Apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;
    c) Em Balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;
    d) Suspenso Mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;
    e) Suspenso Mecânico Leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
    f) Suspenso Mecânico Pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
    g) Cadeira Suspensa (balancim) - é o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço;
    h) Fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada.
  35. Ânion -- íon com carga negativa, o qual é atraído para o ânodo (pólo positivo) de uma célula eletrolítica.
  36. Ânodo -- eletrodo carregado positivamente.
  37. Anóxia Anêmica
    Incapacidade de oxigenar os órgãos e os tecidos do corpo
  38. Anteparo (NR-18)
    designação genérica das peças (tabiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.
  39. Antropometria
    Ciência que estuda aos medidas das partes do corpo humano e suas proporções. Geralmente a finalidade dos estudos da Antropometria é classificatória e comparativa.
  40. ANSI -- O Instituto Nacional (Norte-)Americano de Padrões: American National Standards Institute é uma organização voluntária financiada por fundos privados que desenvolve padrões nacionais de consenso para uma grande variedade de equipamentos e procedimentos.
  41. Arco Elétrico ou Voltaico (NR-18)
    descarga elétrica produzida pela condução de corrente elétrica por meio do ar ou outro gás, entre dois condutores separados.
  42. Área de influência direta - Área necessária à implantação de obras/atividades, bem como aquelas que envolvem a infra-estrutura de operacionalização de testes, plantios, armazenamento, transporte, distribuição de produtos/insumos/água, além da área de administração, residência dos envolvidos no projeto e entorno.
  43. Área de influência indireta - Conjunto ou parte dos municípios envolvidos, tendo-se como base a bacia hidrográfica abrangida. Na análise sócio-econômica, esta área pode ultrapassar os limites municipais e, inclusive, os da bacia hidrográfica.
  44. Aparelho de Marsh
    aparelho utilizado para identificar arsênico, mercúrio e antimônio
  45. Área de Controle das Máquinas (NR-18)
    - posto de trabalho do operador.
  46. Áreas de Vivência (NR-18)
    áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatória, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.
  47. Área restrita (Designated Area) -- Área que pode ser usada para finalidades específicas, como o trabalho com " carcinógenos", toxinas reprodutivas ou substâncias que tenham toxicidade aguda. A área pode se referir ao laboratório como um todo ou a uma área específica, como uma capela de laboratório com exaustão.
  48. Armação de Aço (NR-18)
    conjunto de barras de aço, moldadas conforme sua utilização e parte integrante do concreto armado.
  49. ART (NR-18)
    Anotação de Responsabilidade Técnica, segundo as normas vigentes no sistema CONFEA/CREA.
  50. Asbestose
    doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto).
    As fibras de amiantos nos pulmões causam irritação e inflamação. O organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão. Quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. Se isso ocorre o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem levemente até alvéolos e as células sanguíneas. Isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.
  51. Asfixiante (asphyxiant) -- Uma substância química (gás ou vapor) que pode causar morte ou perda da consciência por sufoco. Asfixiantes simples como o nitrogênio, usam ou deslocam o oxigênio do ar. Eles se tornam especialmente perigosos em ambientes confinados ou fechados. Asfixiantes químicos, como o monóxido de carbono (CO) e o sulfeto de hidrogênio (H 2S) interferem com a capacidade do organismo de absorver ou transportar oxigênio para os tecidos.
  52. ASO - atestado de saúde ocupacional
    atestado emitido pelo médico, em virtude da consulta clínica, quer seja ela feita por motivo de admissão (admissional), periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou demissional.
  53. ASR - Sistema de controle de tração automático que impede que as rodas motrizes patinem em pisos com baixa aderência. A central ASR detecta se a roda está patinando, calculando a diferença de giro entre as rodas dianteiras e traseiras. Caso isso ocorra o torque é reduzido momentaneamente até se restabelecer a aderência.
  54. Aterramento Elétrico (NR-18)
    ligação à terra que assegura a fuga das correntes elétricas indesejáveis.
  55. Atividade Insalubre (NR-15)
    são consideradas atividades insalubres que se desenvolvem:
    1. acima dos limites de tolerância previstos nos anexos 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da NR-15.
    2. nas atividades mencionadas nos anexos 6, 13 e 14 da NR-15.
    3. comprovadas através de laudo de inspeção do local do trabalho, constante nos anexos 7, 8, 9 e 10 da NR-15.

  56. Atividade Penosa (Projeto de Lei nº 2168/89 e 1808/89)
    Segundo o projeto de lei nº 2168/89 é atividade penosa aquela que demanda esforço físico estafante ou superior ao normal, exigindo atenção contínua e permanente ou resultem em desgaste mental ou stress. Segundo o projeto de lei nº 1808/89 é atividade penosa aquela que em razão de sua natureza ou intensidade com que é exercida, exige do empregado esforço fatigante, capaz de diminuir-lhe significativamente a resistência física ou a produção intelectual.
  57. Atividades Perigosas (CLT e NR-16)
    aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamável ou explosivos em condições de risco acentuado. A NR-16 ainda versa que são consideradas atividades e operações perigosas as constantes nos anexos números 1 e 2 da NR-16. Estes anexos da NR-16 referem-se a atividades com explosivos e inflamáveis.
  58. Atmosfera Perigosa (NR-18)
    presença de gases tóxicos, inflamáveis e explosivos no ambiente de trabalho.
  59. Autoclave -- Um dispositivo usado para expor material a vapor em alta pressão, com a finalidade de descontaminar ou esterilizar.
  60. Autopropelida (NR-18) - máquina ou equipamento que possui movimento próprio.
  61. Baixa Tensão (BT) - Tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
  62. Bancada (NR-18)
    mesa de trabalho.
  63. Banguela (NR-18)
    queda livre do elevador, pela liberação proposital do freio do tambor.
  64. Barômetro
    aparelho destinado a medir a pressão atmosférica.
  65. Base ou álcali -- Aceptor de prótons - Pelo conceito de Bronsted, uma base.
  66. Bate-Estacas (NR-18)
    equipamento de cravação de estacas por percussão.
  67. Bequerel
    unidade de atividade de uma amostra radiativa. Equivale a 27 pCi (picocurie).
  68. Biossegurança - Normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente.
  69. Biqueira
    proteção metálica presente na parte da frente de alguns calçados de segurança. A biqueira em geral é de aço e tem por objetivo protejer o pé do usuário contra quedas de objetos.
  70. Biruta
    aparelho utilizado para indicar a direção do vento. Consiste em um tronco de cone, feito de pano ou material assemelhado, por onde passa o vento. O vento, passando pela tronco de cone, faz com que o cone aponte para o lado que o vento sopra, indicando sua direção.
  71. Blaster (NR-18)
    profissional habilitado para a atividade e operação com explosivos.
  72. Borboleta de Pressão (NR-18)
    parafuso de fixação dos painéis dos elevadores.
  73. Botoeira (NR-18)
    dispositivo de partida e parada de máquinas.
  74. Braçadeira (NR-18)
    correia, faixa ou peça metálica utilizada para reforçar ou prender.
  75. Bursa
    pequenas bolsas de paredes finas em regiões de atrito entre os diversos tecidos do ombro.
  76. Bursite
    inflamação das bursas com manifestação de dor na realização de certos movimentos
  77. "C(Ceiling ou Teto) -- Descrição vista em geral associada com um limite de exposição. Refere-se à concentração que não deve ser ultrapassada, nem por um instante. Pode ser escrita como TLV -C ou Threshold Limit Value--Ceiling.
  78. Cabo-Guia ou de Segurança (NR-18)
    cabo ancorado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.
  79. Cabos de Ancoragem (NR-18)
    cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura.
  80. Cabos de Suspensão (NR-18)
    cabo de aço destinado à elevação (içamento) de materiais e equipamentos.
  81. Cabos de Tração (NR-18)
    cabos de aço destinados à movimentação de pesos.
  82. Caçamba (NR-18)
    recipiente metálico para conter ou transportar materiais.
  83. Calha Fechada (NR-18)
    duto destinado a retirar materiais por gravidade.
  84. Calço (NR-18)
    - acessório utilizado para nivelamento de equipamentos e máquinas em superfície irregular.
  85. Calibração - Comparar e ajustar os resultados de medida de um instrumento com aqueles obtidos com um instrumento padrão.
  86. Campos elétricos - Ocorrem ao redor de todos os cabos elétricos, mesmo se os equipamentos não estiverem sendo utilizados
  87. Campo Visual = é a área que podemos visualizar quando o nosso olho se fixa em um determinado ponto.
  88. Canteiro de Obra (NR-18)
    área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©

Back to TOP