Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

2 de nov. de 2011

Siglário II

  1. Caracteres Indeléveis (NR-18)
    qualquer dígito numérico, letra do alfabeto ou um símbolo especial, que não se dissipa, indestrutível.
  2. Carcinogênio ou carcinógeno(Carcinogen) -- Uma substância que pode causar câncer em animais ou humanos.
  3. Carcinógenos reconhecidos (Select carcinogens) são substâncias químicas listadas por MIOSHA como carcinógenos, pelo National Toxicology Program (NTP) como "reconhecidos como carcinógenos" (known to be carcinogens ) e pelaInternational Agency for Research on Cancer (IARC) como carcinógenos do grupo 1 (Group 1 carcinogens ). Também são incluidos substâncias ou processos listados nos grupos 2A ou 2B pela IARC ou na categoria de suspeitos (reasonably anticipated to be carcinogens) pelo NTP e que causam incidência de tumores estatisticamente significativa em animais de experimentação de acordo com os seguintes critérios: (1) Após uma exposição por inalação de 6-7 por dia, 5 dias por semana, para uma porção significativa da vida em dosagens de menos do que 10mg/ml, (2) Após repetidas aplicações na pele de menos do que 300 mg/kg de peso corporal por semana, ou (3) Após dosagens orais de menos de 50mg/Kg de peso corporal por dia.
  4. CAT (NR-18)
    - Comunicação de Acidente do Trabalho.
  5. Câmara de Trabalho - é o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior da qual o trabalho está sendo realizado;
  6. Câmara de Recompressão - é uma câmara que, independentemente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado;
  7. Campânula (NR-15) - é uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa;
  8. Capacete
    equipamento de proteção individual destinado a proteção da cabeça.
  9. Capela de laboratório (Laboratory-type Hood) -- Um equipamento construído e usado para retirar ar do laboratório e para evitar ou minimizar a fuga de contaminantes pelo ar para dentro do laboratório. O sistema consiste de capela, dutos de ar, um exaustor e idealmente um sistema de filtros. O fluxo de ar recomendado é de 0,5 a 1 metros por segundo, o qual deve ser medido com anemômetro com a capela totalmente aberta, a uns 30 cm da borda, sobre a área de trabalho. Não deve conter tomadas elétricas nem interruptores dentro.
  10. Carneira
    conjunto de tiras geralmente de plástico ou couro situadas no interior de um capacete com objetivo de ajustar o capacete a cabeça do usuário.
  11. CATALISADOR - Também chamado de conversor catalítico, é instalado no sistema de escapamento para transformar os gases tóxicos e poluentes em vapor d´água , gás carbônico e nitrogênio.
  12. Cáusticos
    Designação genérica dos ácidos e bases fortes. Os cáusticos agem no organismo destruindo o tecido vivo.
  13. CEI (NR-18) - Cadastro Específico do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, referente à obra.
  14. Certificação – Ato ou efeito de certificar. Atividade executada por entidade autorizada, para determinar, verificar e atestar por escrito, a qualificação de profissionais, de acordo com os requisitos preestabelecidos.
  15. Certificar – Ato de afirmar, atestar ou documentar determinada qualidade ou habilidade que foi testada, com emissão ou não de documento comprobatório
  16. Chuva ácida - 
    chuva que se caracteriza por apresentar características ácidas, em virtude de ter em sua composição ácidos diluídos, em geral sulfúrico e ou nítrico. A chuva ácida se forma a partir da reação de óxidos de enxofre e ou nitrogênio, provenientes de poluição industrial, com a água presente na atmosfera. A reação dos óxidos com a água atmosférica forma ácidos diluídos que se precipitam em forma de chuva com pH menor que 5. Também ocorrem outros tipos de precipitações ácidas, como por exemplo, em forma de geada, granizo, neve ou neblina.
    Os efeitos da chuva ácida são muito nocivos ao meio ambiente. Destroem florestas, tornam o solo ácido, causam alteração química dos solos e envenenam cursos d'água. Ao atingir rios e lagos, matam peixes e outros organismos aquáticos. Também causam danos nas cidades, principalmente na construção civil, deteriorando o concreto e a estrutura dos prédios. Atacam os automóveis, estragando a pintura e causando corrosão de sua estrutura metálica.
  17. Cimbramento (NR-18)
    escoramento e fixação das fôrmas para concreto armado.
  18. Cinto de Segurança Tipo Pára-quedista (NR-18)
    é o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas; nas costas possui uma argola para fixação de corda de sustentação.
  19. CGC (NR-18)
    inscrição da empresa no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda.
  20. Chave Blindada (NR-18)
    chave elétrica protegida por uma caixa metálica, isolando as partes condutoras de contatos elétricos.
  21. Chave Elétrica de Bloqueio (NR-18)
    é a chave interruptora de corrente.
  22. Chave Magnética (NR-18)
    dispositivo com dois circuitos básicos, de comando e de força, destinados a ligar e desligar quaisquer circuitos elétricos, com comando local ou a distância (controle remoto).
  23. Cinto de Segurança Abdominal (NR-18)
    cinto de segurança com fixação apenas na cintura, utilizado para limitar a movimentação do trabalhador.
  24. Circuito de Derivação (NR-18)
    circuito secundário de distribuição.
  25. Citotoxina ou citotóxico (Cytotoxin) -- Uma substância tóxica a células em cultura (no laboratório) ou a células de um organismo.
    1. Classes de Fogo
      classificação do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustível onde ocorre.
      As classes de fogo são as seguintes:
    2. Classe A - quando o fogo ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
    • Classe B - quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
    • Classe C - quando o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
    • Classe D - quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    1. Coifa
      1. em uma serra circular, o dispositivo destinado a proteger a região do disco da serra.
      2. tipo de chaminé usada para facilitar a exaustão de gases de um ambiente.
    2. Coletor de Serragem
      dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.
    3. Combustível (Combustible) -- Líquidos combustíveis são aqueles que têm um ponto de fulgor em ou acima 37,8C (100F), ou líquidos que queimam. Eles não pegam fogo tão facilmente quanto os líquidos inflamáveis. Entretanto, líquidos combustíveis podem sofrer ignição sob condições especiais, e devem ser manipulados com precaução. Substâncias como madeira, papel, etc., são denominadas "combustíveis comuns".
    4. Concentração (Concentration) -- A quantidade relativa de um material em combinação com outro. Por exemplo, 5 partes de acetona por milhão de partes de ar (5 ppm).
    5. Concentração letal 50 (Lethal Concentration50 )-- Refere-se à concentração de um contaminante aéreo (LC50) que é capaz de matar 50% dos animais de experimentação durante uma única exposição.
    6. Condutor Habilitado (NR-18)
      condutor de veículos portador de carteira de habilitação expedida pelo órgão competente.
    7. Conexão de Autofixação (NR-18)
      conexão que se adapta firmemente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.
    8. Código de Projeto o conjunto de Normas Técnicas utilizadas no projeto e na fabricação de uma caldeira
    9. Convulsões + Epilepsia = As convulsões são contrações súbitas e involuntárias de músculos voluntários do corpo, que ocorrem subitamente e têm aparência de perda de controle da postura física, estando associadas, nas paralisias cerebrais, aos quadros epilépticos. As EPILEPSIAS são distúrbios intermitentes das funções do cérebro, freqüentemente associados a distúrbios da consciência. O termo é plural pois abrange um enorme grupo de transtornos neurológicos e psiquiátricos. O tipo mais conhecido é o chamado de "Grande Mal", caracterizado por episódios recorrentes de convulsões generalizadas, nas quais o corpo todo estremece numa série de curtos espasmos. Os chamados ataques epilépticos variam desde os espasmos, mioclonias, ausências, convulsões febris na infância até os acessos psicomotores em adultos. Atualmente se classificam as convulsões epilépticas em dois grandes grupos: Parciais e Generalizadas.
    10. Contrapino (NR-18)
      pequena cavilha de ferro; de duas pernas, que se atravessa naponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.
    11. Contraventamento (NR-18)
      sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.
    12. Contraventos (NR-18)
      elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores.
    13. Corrente alternada - Corrente elétrica que muda de sentido constantemente
    14. Corrente contínua - Corrente elétrica que flui sempre no mesmo sentido
    15. Corrosivo (Corrosive) -- Substância que, de acordo com o DOT, causa destruição visível ou mudanças permanentes à pele humana no local de contato, ou é altamente corrosivo ao aço.
    16. CPN (NR-18)
      Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.
    17. CPR (NR-18)
      Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (Unidade(s) da Federação).
    18. Cutâneo/Dêrmico (Cutaneous/Dermal) -- Relativo à pele (derme).
    19. Cutelo Divisor (NR-18)
      lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.
    20. Curie
      unidade de atividade de uma amostra radiativa, igual a 3,7 x 1010 desintegrações por segundo. Equivale a 37 GBq (gigabequerel). Símbolo Ci.
    21. dB (decibel)
      símbolo de decibel.
    22. dB (A) (dê-bê-a)
      indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão "A". O dB (A) é usado para definir limites de ruídos contínuos ou intermitentes.
    23. dB (C) (dê-bê-cê)
      indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão "C". O dB (C) é usado para definir limites de ruídos de impacto.
    24. Decibel
      décima parte do Bel, unidade de intensidade sonora no Sistema Internacional de Unidades.
      Símbolo dB.
    25. Decibelímetro - (nome incorreto do) aparelho utilizado para medir a intensidade do som.
    26. Decomposição (Decomposition) -- Quebra de uma substância química em partes diferentes ou mais simples. A decomposição pode ocorrer devido ao calor, reação química, decaimento, etc.
    27. Deficiência de oxigênio (Oxygen Deficiency) -- Refere-se a uma atmosfera que apresenta menos do que o percentual normal de oxigênio encontrado no ar normal (21% de O2 ao nível do mar).
    28. Degradação da qualidade ambiental - Poluição ou alteração adversa das características do meio ambiente.
    29. DENÚNCIA: peça processual onde os Procuradores da República expõem os fatos, circunstâncias e motivos do delito. Pode ser feita a partir do Inquérito ou de outras provas (chamadas peças informativas), a critério do Ministério Público.
    30. Dermatite (Dermatitis) -- Inflamação da pele.
    31. Desmonte de Rocha a Fogo (NR-18)
      processo de retirada de rochas com explosivos.
      Inclui fogo e fogacho;
      a) Fogo - detonação de explosivo para efetuar o desmonte;
      b) Fogacho - detonação complementar ao fogo principal.
    32. Diagnose = Fazer um diagnóstico, sempre que possível de forma precoce, a fim de aprimorar os resultados das intervenções e tratamentos.
    33. Dispositivo Limitador de Curso
      dispositivo destinado a permitir uma sobreposição segura dos montantes da escada extensível.
    34. Dispnéia (Dyspnea) -- Dificuldade para respirar.
    35. Desmonte de Rocha a Frio (NR-18)
      processo de retirada manual de rocha dos locais com auxílio de equipamento mecânico.
    36. Doenças Ocupacionais ou Profissional (NR-18)
      são aquelas decorrentes de exposição a substâncias ou condições perigosas inerentes a processos e atividades profissionais ou ocupacionais. Exemplo: silicose
    37. Doenças do Trabalho
      são aquelas doenças que podem ser adquiridas ou desencadeadas pelas condições inadequadas em que o trabalho é realizado, expondo o trabalhador a agentes nocivos a saúde. Exemplo: dores de coluna em motorista que trabalha em condições inadequadas
    38. DL-50 (Dose Letal Média)
      em um ensaio com 100 cobaias, a dose, de um produto, necessária para matar 50 cobaias.
    39. DORT
      Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Ver LER.
    40. DOT -- Departamento de Transporte dos EUA (Department of Transportation ) é a Agência federal que regulamenta a rotulagem e transporte de materiais perigosos.
    41. Dose letal 50 (Lethal Dose50 )-- É a dose de uma substância que pode matar (LD50) 50% dos animais de experimentação de um grupo dentro de 30 dias após a exposição.
    42. Dutos Transportadores de Concreto (NR-18)
      tubulações destinadas ao transporte de concreto sob pressão.
    43. Eclusa de Pessoal (NR-15)- é uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do túnel e vice-versa;
    44. Ecossistema - Significa um complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorganismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional.
    45. Elementos Estruturais (NR-18)
      elementos componentes de estrutura (pilares, vigas, lages, etc.).
    46. Elevador de Materiais (NR-18)
      cabine para transporte vertical de materiais.
    47. Elevador de Passageiros (NR-18)
      cabine fechada para transporte vertical de pessoas, com sistema de comando automático.
    48. Elevador de Caçamba (NR-18)
      caixa metálica utilizada no transporte vertical de material a granel.
    49. Em Balanço (NR-18)
      sem apoio além da prumada.
    50. Empilhadeira
      máquina provida de motor destinada a empilhar e arrumar cargas em armazens, parques ferroviarios, pátios, entre outros.
    51. Empurrador (NR-18)
      dispositivo de madeira utilizado pelo trabalhador na operação de corte de pequenos pedaços de madeira na serra circular.
    52. Engastamento (NR-18)
      fixação rígida da peça à estrutura.
    53. Engenharia de Segurança do Trabalho
      ramo da Engenharia que se dedica a planejar, elaborar programas e a desenvoilver soluções que visam minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, como também proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
    54. Encarregado de Ar Comprimido (NR-15) - é o profissional treinado e conhecedor das diversas técnicas empregadas nos trabalhos sob ar comprimido, designado pelo empregador como o responsável imediato pelos trabalhadores;
    55. EPA -- Agência de Proteção Ambiental dos EUA (Environmental Protection Agency), órgão governamental responsável pela administração de leis para controle e/ou redução da poluição do ar e dos sistemas aquáticos e terrestres.
      Número EPA (EPA Number) -- Número atribuído a insumos químicos pela EPA.
    56. EPI (NR-06) - Equipamento de Proteção Individual - todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
    57. EPI: Equipamento de proteção individual (Personal Protective Equipment )-- Qualquer dispositivo ou vestimenta usado pelo trabalhador para se proteger contra riscos ambientais. Exemplos: respiradores, máscaras, luvas, botas, óculos de proteção, etc.
    58. Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) - É todo dispositivo, sistema, ou meio,
      fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física
      e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
    59. Epidemiologia (Epidemiology)-- O estudo de doenças em populações humanas.
    60. Equipamento de Guindar (NR-18)
      equipamentos utilizados no transporte vertical de materiais (grua, guincho, guindaste).
    61. Ergonomia ( do Grego ergon, trabalho + nomos, lei)
      Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina. A Ergonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva.
    62. Eritema (Erythema) -- Pele avermelhada.
    63. Escada de Abrir (NR-18)
      escada de mão constituída de duas peças articuladas na parte superior.
    64. Escada de Mão (NR-18)
      escada com montantes interligados por peças transversais.
    65. Escada Extensível (NR-18)
      escada portátil que pode ser estendida em mais de um lance com segurança.
    66. Escada Fixa (tipo marinheiro) (NR-18)
      escada de mão fixada em uma estrutura dotada de gaiola de proteção.
    67. Escala laboratorial (Laboratory Scale) -- Refere-se ao trabalho com substâncias de tal forma que os recipientes usados para reações, transferências e outros procedimentos, são facilmente manipulados por apenas uma pessoa.
    68. Escora (NR-18)
      peça de madeira ou metálica empregada no escoramento.
    69. Esfignomanômetro
      aparelho destinado a medir pressão arterial.
    70. Estabelecimento (NR-18)
      cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes.
    71. Estabilidade Garantida (NR-18)
      entende-se como sendo a característica relativa a estruturas, taludes, valas e escoramentos ou outros elementos que não ofereçam risco de colapso ou desabamento, seja por estarem garantidos por meio de estruturas dimensionadas para tal fim ou porque apresentem rigidez decorrente da própria formação (rochas). A estabilidade garantida de uma estrutura será sempre objeto de responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.
    72. Estanque (NR-18)
      propriedade do sistema de vedação que não permita a entrada ou saída de líquido.
    73. Estaiamento (NR-18)
      utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre.
    74. Estetoscópio
      instrumento clínico usado para ausculta da região do tronco, em especial o coração e os pulmões.
    75. Estrado (NR-18)
      estrutura plana, em geral de madeira, colocada sobre o andaime.
    76. Estribo de Apoio (NR-18)
      peça metálica, componente básico de andaime suspenso leve que serve de apoio para seu estrado.
    77. Estronca (NR-18)
      peça de esbarro ou escoramento com encosto destinado a impedir deslocamento.
    78. Estudo Geotécnico (NR-18)
      são os estudos necessários à definição de parâmetros do solo ou rocha, tais como sondagem, ensaios de campo ou ensaios de laboratório.
    79. Estudos ambientais - Todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais, relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento apresentados como subsídio para a análise da licença ambiental requerida.
    80. Etapas de Execução da Obra (NR-18)
      seqüência física, cronológica, que compreende uma série de modificações na evolução da obra.
    81. Exposição aguda (Acute exposure) -- Uma exposição aguda em um curto período.
    82. Exposição crônica (Chronic exposure) -- Uma exposição prolongada que ocorre ao longo de dias, semanas ou anos.
    83. Explosivo (NR-18)
      produto que sob certas condições de temperatura, choque mecânico ou ação química se decompõe rapidamente para libertar grandes volumes de gases ou calor intenso.
    84. Explosivo (Explosive) -- Substância química que causa uma liberação quase instantânea de pressão, gás e calor quando submetida a choque mecânico, pressão ou temperatura elevada.
    85. Extra-Baixa Tensão (EBT) - Tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
    86. Fail-safe
      conjuntos de medidas que visam minimizar os efeitos de uma falha.
      O fail-safe pode ser passivo, ativou ou operacional
    87. Fahrenheit -> Graus centígrados -- A conversão é feita diminuindo 32 do valor da temperatura em F, e multiplicando o resultado por 5/9. Ex: 100F = (100-32) *5/9 = 37,77C.
    1. Fase de Embriagues
      Em um estado de embriagues, as fazes que associam o comportamento do embriagado, em função de seu comportamento e da concentração do álcool no sangue.

      As fases de embriaguez são as seguintes:
    2. Fase do Macaco é a fase que ocorre quando há concentração de 0,6 a 1,5 mg de álcool por litro de sangue.
      Na Fase do Macaco o alcoolizado apresenta sinais de euforia e desinibição.
    • Fase do Leao é a fase que ocorre quando há concentração de 1,6 a 3,0 mg de álcool por litro de sangue.
      Na Fase do Leão o alcoolizado apresenta sinais de valentia e agressividade.
    • Fase do Porco é a fase que ocorre quando há concentração de 3,1 a 5,0 mg de álcool por litro de sangue.
      Na Fase do Porco o alcoolizado apresenta descontrole sobre si mesmo.
      Em geral ocorrem vômitos e falta de equilíbrio.O alcoolizado pode ainda evacuar e urinar nas próprias vestes.
    1. Ferramenta (NR-18)
      utensílio empregado pelo trabalhador para realização de tarefas.
    2. Ferramenta de Fixação a Pólvora (NR-18)
      ferramenta utilizada como meio de fixação de pinos acionada a pólvora.
    3. Ferramenta Pneumática (NR-18)
      ferramenta acionada por ar comprimido.
    4. Flash-over
      temperatura em que o calor em uma área ou região é alto o suficiente para inflamar simultaneamente todo o material inflamável a sua volta. O flash-over caracteriza-se por inflamação dos gases presentes em um ambiente, fazendo com que eles se incendeiem de repente, causando uma explosão em forma de "bola" de fogo.
    5. Fluxo laminar de ar (Laminar Air Flow) -- Fluxo de ar no qual a massa completa de ar dentro de um espaço determinado (restrito) se desloca com velocidade uniforme em uma única direção, e linhas paralelas de fluxo sofrem um mínimo de mistura.
    6. Fogo
      manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
      Para que haja fogo são necessários três elementos: combustível, comburente e ignição (calor) .
    7. Fonoaudiologia = é uma especialidade e profissão que se dedica ao estudo integrado da linguagem humana, fala e audição, com a finalidade de avaliar, prevenir, tratar, educar, reabilitar e recuperar as capacidades humanas de comunicação.
    8. Fonte fria
      dispositivo portador de fonte radiativa que não contém fonte radiativa. É usado geralmente para fins demonstrativos e didáticos.
    9. Fonte radiativa
      haste que contém uma fonte radiativa em atividade.
    10. Freio Automático (NR-18)
      dispositivo mecânico que realiza o acionamento de parada brusca do equipamento.
    11. Frente de Trabalho (NR-18)
      área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.
    12. Freqüência - Número de oscilações de uma onda por unidade de tempo. Sua unidade é o hertz (Hz)
    13. Fumaça (Fume)-- Partículas sólidas que se condensam do estado gasoso.
    14. Fumos (NR-18)
      vapores provenientes da combustão incompleta de metais.
    15. Gaiola Protetora (NR-18)
      estrutura de proteção usada em torno de escadas fixas para evitar queda de pessoas.
    16. Galeria (NR-18)
      corredor coberto que permite o trânsito de pedestres com segurança.
    17. Gancho de Moitão (NR-18)
      acessório para equipamentos de guindar e transportar utilizados para içar cargas.
    18. Gás (Gas) -- Substâncias químicas que existem no estado gasoso à temperatura ambiente.
    19. Gás comprimido ou sob pressão (Compressed Gas) -- Um gás ou mistura gasosa que, em um container, terá uma pressão absoluta maior do que 40 psi a 21.1°C (70F), 104psi a 54.4°C (130F), ou um líquido tendo pressão de vapor acima de 40 psi a 37.8°C (100F).
    20. Gás inflamável (Flammable Gas) -- Um gás que, à temperatura ambiente e pressão normal, forma uma mistura explosiva com o ar a uma concentração de 13% (em volume) ou menos, ou um gás que sob as mesmas condições forma uma variedade de misturas inflamáveis com o ar maior do que 12% em volume, independente do limite menor.
    21. Gases Confinados (NR-18)
      são gases retidos em ambiente com pouca ventilação.
    22. Gramas por Quilograma (Grams per Kilogram) (g/Kg) -- Indica a dose de uma substância dada a animais de experimentação em estudos de toxicidade. Por exemplo, uma dose pode ser de 2 gramas de substância por quilograma de peso do animal.
    23. Guia de Alinhamento (NR-18)
      dispositivo fixado na bancada da serra circular, destinado a orientar a direção e a largura do corte na madeira.
    24. Guincheiro (NR-18)
      operador de guincho.
    25. Guincho (NR-18)
      equipamento utilizado no transporte vertical de cargas ou pessoas, mediante o enrolamento do cabo de tração no tambor.
    26. Guincho de Coluna (tipo "Velox") (NR-18)
      guincho fixado em poste ou coluna, destinado ao içamento de pequenas cargas.
    27. Guindaste (NR-18)
      veículo provido de uma lança metálica de dimensão variada e motor com potência capaz de levantar e transportar cargas pesadas.
    28. Gray
      unidade de medida de dose absorvida equivalente a 100 rad. Símbolo gy.
    29. Grua (NR-18)
      - equipamento pesado utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais.
    30. Hertz (Hz) - Unidade de freqüência para tensão e corrente alternada
    31. Hipertensão
      - pressão arterial com valor maior ou igual a 140/90 mmHg ou 14 por 9. Também dita pressão alta
    32. Hidrargirismo
      - doença causada pela contaminação por mercúrio.
    33. Incombustível (NR-18)
      material que não se inflama.
    34. Inflamável (Ignitable) -- Sólido, líquido ou gás comprimido que tem um ponto de fulgor menor do que 60C (140F). Pode ser regulamentado como dejeto perigoso.
    35. Incompatível (Incompatible) -- O termo se aplica a substâncias que não podem ser misturadas sem a possibilidade de uma reação perigosa.
    36. Ingestão (Ingestion) -- Introdução de uma substância no corpo através da boca na forma de alimento, bebida, medicamento, etc.
    37. Inalação (Inhalation) -- O ato de respirar (inspirar) uma substância da atmosfera que pode se encontrar na forma de gás, fumaças, vapores, poeiras, ou aerossóis.
    38. inibidor (Inhibitor) -- Substância que á adicionada a outra para evitar ou diminuir uma reação ou mudança não desejada.
    39. INQUÉRITO POLICIAL: é feito na polícia. Se o crime é de competência da Justiça Federal, o inquérito tramita na Polícia Federal; o Inquérito pode começar por iniciativa do Delegado, por requerimento de qualquer do povo ou por requisição do Ministério Público Federal.
    40. Instável ou reativo (Unstable or Reactive) -- Agente químico que, na sua forma pura ou como adquirido comercialmente, é capaz de reagir violentamente quando derrubado ou sob certas temperaturas ou pressões.
    41. Irritante (Irritant) -- Substância que produz uma irritação quando em contato com a pele, olhos, nariz, ou o sistema respiratório.
    42. IBUTG - índice de bulbo úmido-termômetro de globo.
      índice usado para avaliação da exposição ao calor.

      O IBUTG é dado pelas seguintes expressões:
      1. Ambientes internos ou externos sem carga solar:
      IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

      2. Ambientes externos com carga solar:
      IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg
      Onde:
      tbn = temperatura de bulbo úmido natural
      tg = temperatura de globo
      tbs = temperatura de bulbo seco.
    43. Instalações Móveis (NR-18)
      contêineres, utilizados como alojamento, instalações sanitárias e escritórios.
    44. Instalação Nuclear (Portaria n.º 001, de 08/01/1982)
      aquela, onde o material nuclear, nas quantidades autorizadas pela CNEN, é produzido, processado, reprocessado, utilizado, manuseado ou estocado. Não se incluem nesta definição os locais de armazenamento temporário de material nuclear, durante o transporte.
    45. Insuflação de Ar (NR-18)
      transferência de ar através de tubo de um recipiente para outro, por diferença de pressão.
    46. Intempéries (NR-18)
      os rigores das variações atmosféricas (temperatura, chuva, ventos e umidade).
    47. Isolamento do Local/Acidente (NR-18)
      delimitação física do local onde ocorreu o acidente, para evitar a descaracterização do mesmo.
    48. Isolamento Elétrico - Processo destinado a impedir a passagem de corrente elétrica,
      por interposição de materiais isolantes.
    49. Isolantes (NR-18)
      são materiais que não conduzem corrente elétrica, ou seja, oferecem alta resistência elétrica.
    50. Jato de areia
      equipamento capaz de que lançar, em forma de jato, grãos de areia fina em alta velocidade. O jato de areia é utilizado para trabalhos artísticos em vidro, remoção de pinturas e ou ferrugem, etc. O jato de areia foi proibido no Paraná, por causar silicose.
    51. Lançamento de Concreto (NR-18)
      colocação do concreto nas fôrmas, manualmente ou sob pressão.
    52. Lançamento de Partículas (NR-18)
      pequenos pedaços de material sólido lançados no ambiente em conseqüência de ruptura mecânica ou corte do material.
    53. Lençol Freático (NR-18)
      depósito natural de água no subsolo, podendo estar ou não sob pressão.
    54. Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho é um documento elaborado pela Segurança do Trabalho com a finalidade de gerar informações relativas a presença de agentes nocivos no ambiente de trabalho. Este documento foi criado para atender fins periciais e previdenciários.
    55. Legalmente Habilitado (NR-18)
      profissional que possui habilitação exigida pela lei.
    56. LEL: Limite inferior de explosão (Lower Explosive Limit ) (também chamado de limite inferior de ignição: Lower Flammable Limit -LFL) -- É a menor concentração de uma substância que pode produzir fogo ou relâmpago (flash) quando está presente uma fonte de ignição (chama, faísca, etc.) É expressa como percentual do vapor ou gás no ar. Abaixo do LEL ou LFL a mistura está muito "diluída" e não queima.
    1. LER - Lesão por Esforço Repetitivo
      O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com conseqüente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).
      A LER pode ser classificada em
    2. Nível 1 - se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente
    • Nível 2 - dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.
    • Nível 3 - nem o repouso consegue, nesta fase, fazer com que a dor diminua por completo. Incapacidade para certas funções simples.
    • Nível 4 - dores insuportáveis e só pioram tornado a parte afetada dolorida, sem força e deformada. Nesta fase o paciente tem depressão, ansiedade, insônia e angústia. A doença já não tem mais cura.
    1. Limiar de Cheiro ou de Odor (Odor Threshold) -- É a concentração mínima de uma substância para a qual a maioria das pessoas pode detectar e identificar o cheiro característico da substância.
    2. Limite de Tolerância (NR-15)
      a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante sua vida laboral.
    3. Líquido inflamável (Flammable Liquid) -- De acordo com o DOT e NFPA , um líquido inflamável possui um ponto de fulgor abaixo de 37,7C (100F).
    4. Locais Confinados (NR-18)
      qualquer espaço com a abertura limitada de entrada e saída da ventilação natural.
    5. LTCAT – O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho é um documento elaborado pela Segurança do Trabalho com a finalidade de gerar informações relativas a presença de agentes nocivos no ambiente de trabalho. Este documento foi criado para atender fins periciais e previdenciários.
    6. Luva
      equipamento de proteção individual destinado a proteção das mãos e ou antebraço.
    7. Luxímetro
      aparelho destinado a medir a iluminação de uma superfície.
    8. Maconha
      Planta cujas folhas e flores se usam como narcótico e produzem sensação semelhante as provocadas pelo ópio. Seu nome científico é Canabis sativa. Seu principio ativo é o THC (tetra-hidrocanabiol)
    9. Manômetro
      aparelho destinado a medir pressão.
    10. Manutenção Corretiva - Todo o trabalho de manutenção realizado em máquinas que estejam em falha. A manutenção corretiva pode ser planejada ou não. Aquela que não puder ser adiada ou planejada deve ser considerada Manutenção Corretiva de Emergência (aconteceu agora e preciso fazer agora).
    11. Manutenção Preditiva – Todo o trabalho de acompanhamento e monitoração das condições da máquina, de seus parâmetros operacionais e sua degradação. Trabalhos de Manutenção Preventiva realizados em conseqüência desta monitoração ou medição. Ao final todo o gasto de mão de obra e material gastos na Manutenção Preditiva e Manutenção Preventiva se somam para obtenção do percentual de Preventiva e de Corretiva da Instalação, máquina ou equipamento. A monitoração e os procedimentos a seguir determinados é uma das formas mais eficientes e mais baratas de estratégia de manutenção.
    12. Manutenção Preventiva – Todo o trabalho de manutenção realizado em máquinas que estejam em condições operacionais, ainda que com algum defeito.
    13. Manutenção Preventiva por Estado – (preditiva) - Todo o trabalho de manutenção realizado em máquinas que estejam em condições operacionais, devido a detecção de degradação de parâmetros do equipamento. É feita na proximidade da falha ou no momento mais adequado, considerando outros requisitos operacionais.
    14. Manutenção Preventiva Sistemática – Todo o trabalho de manutenção realizado em máquinas que estejam em condições operacionais, de modo sistemático, seja por tempo transcorrido, seja por quilômetros rodados ou outra variável.
    15. Mapa de Riscos
      mapa que tem por objetivo indicar os riscos de um ambiente de trabalho. Constitui-se uma planta do ambiente de trabalho, na qual se indicam através de círculos coloridos os diversos tipos de riscos. Os círculos variam de tamanho, sendo tanto maior quanto maior a gravidade do risco indicado.
      No mapa de riscos o usam-se as seguintes cores:
      O verde representa risco físico, o vermelho risco químico, o marrom risco biológico,
      o amarelo risco ergonômico e o azul risco mecânico;
    16. Máscara para Poeira
      equipamento de proteção individual destinado a proteger o trabalhador contra poeira.
    17. Material Combustível (NR-18)
      aquele que possui ponto de fulgor maior ou igual a 70oC e menor ou igual a 93,3oC.
    18. Material Inflamável (NR-18)
      aquele que possui ponto de fulgor menor ou igual a 70oC.
    19. Máquina (NR-18)
      aparelho próprio para transmitir movimento ou para utilizar e pôr em ação uma fonte natural de energia.
    20. Médico Qualificado (NR-15) - é o médico do trabalho com conhecimentos comprovados em Medicina Hiperbárica, responsável pela supervisão e pelo programa médico;
    21. Megahertz (MHz) - 1.000.000 Hz
    22. Meio ambiente - Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
    23. MINISTÉRIO PÚBLICO: defesa dos direitos da sociedade, ou seja, defesa dos direitos sociais e indisponíveis (direitos cujos titulares não são definidos). Promove a ação penal.
    24. Mitridização
      capacidade que possuem certos indivíduos de absorver lenta e gradativamente pequenas quantidades de produto tóxico sem grandes conseqüências.
    25. Molaridade (Molarity) -- É o número de moles de soluto por litro de solução e é denotado pela letra M. É a forma mais comum de expressar a concentração de sólidos de peso molecular conhecido.

    0 comentários:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      ©

    Back to TOP