Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

3 de nov. de 2011

Siglário III

  1. Molalidade (Molality) -- É o número de moles de soluto por 1000 gramas de solvente, sendo simbolizada por m. Pode ser mais precisa do que a molaridade, uma vez que ambos o soluto e o solvente são pesados.
  2. Montante (NR-18)
    peça estrutural vertical de andaime, torres e escadas.
  3. MSHA -- Administração de Segurança e Saúde de Minas (Mine Safety and Health Administration); é uma agência federal dos EUA que regula a indústria mineira e a área de segurança e saúde.
  4. Mutagênico ou mutágeno (Mutagen) -- Qualquer agente capaz de produzir uma mudança ou mutação no material genético de ua célula viva.
  5. Narcose (Narcosis) -- Estupor ou perda de consciência causado por exposição a uma substância química.
  6. NFPA -- É a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA (National Fire Protection Association ), uma organização voluntária cujos objetivos são a promoção e melhoria da proteção e prevenção de incêndios. A NFPA tem publicado 16 volumes de códigos conhecidos como National Fire Codes. Dentro desses códigos se encontra o No. 704, "Identification of the Fire Hazards of Materials." Consiste em um sistema que classifica o risco de um material durante um incêndio. Esses riscos dividem-se em saúde (health), inflamabilidade (flammability), e reatividade ( reactivity), aparecendo em um bem conhecido diamante que usa uma escala de 0 a 4 para indicar a severidade do risco (0 = ausência de risco, 4 = risco severo).
  7. Nome comercial (Trade Name) -- Relativo ao nome pelo qual um fornecedor oferece uma substância química. Um insumo químico pode ter uma variedade de nomes comerciais dependendo dos fabricantes ou distribuidores.
  8. Normalidade (Normality) -- É definido como o número de equivalentes-gramas de soluto por litro de solução, e é representado por N. É útil para soluções de ácidos e bases. Um equivalente-grama de um ácido é a quantidade do mesmo que pode doar um mol de prótons para uma base. No caso de bases é a quantidade que aceita um mol de prótons. Para ácidos monopróticos (que têm só um hidrogênio ionizável) como o acético, o equivalente-grama é igual ao peso molecular (60g). No caso do ácido fumárico, por exemplo, que tem 2 hidrogênios ionizáveis, o equivalente-grama (63g) é metade do peso molecular (126g).
  9. NIOSH -- O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (National Institute for Occupational Safety and Health ) é uma agência federal que, entre várias responsabilidades, treina profissionais em saúde e segurança ocupacional, faz pesquisa em temas de saúde e segurança, e testa e certifica respiradores para uso no espaço de trabalho.
  10. NR
    Norma Regulamentadora. As NRs são elaboradas por comissão tripartite incluindo governo, empregados e empregadores e publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. São em número de 29.
  11. NRR (NR-18)
    Norma Regulamentadora Rural.
  12. Número C.A.S. (C.A.S. Number) -- Identifica uma substância química particular pelo Serviço de Resumos Químicos (Chemical Abstracts Service), um serviço da Sociedade (*Norte-)Americana de Química (American Chemical Society) que indexa e compila resumos da literatura mundial chamados "Chemical Abstracts."
  13. OIT 174 (convenção OIT 174)
    Convenção da Organização Internacional do Trabalho, editada em 1993, que tem por objeto a prevenção de acidentes industriais maiores que envolvam substâncias perigosas e a limitação das conseqüências desses acidentes. A Convenção aplica-se a instalações sujeitas a riscos de acidentes maiores e não se aplica:
    a) a instalações nucleares e usinas que processem substâncias radioativas, à exceção dos setores dessas instalações nos quais se manipulam substâncias não radioativas;
    b) a instalações militares;
    c) a transporte fora da instalação distinto do transporte por tubulações.
    O Brasil ratificou a OIT 174 em 02 de agosto de 2001.
  14. Ohms - Unidade de medida de resistência, seu símbolo é uma ferradura, ou melhor a letra grega omega em minúsculo.
  15. Operador de Eclusa ou de Campânula (NR-15)- é o indivíduo previamente treinado nas manobras de compressão e descompressão das eclusas ou campânulas, responsável pelo controle da pressão no seu interior;
  16. Ópio(Do grego opion "suco de papoula")
    Substância que se extrai do fruto maduro de diversas espécies de papoulas (Papaver sp.) e que é utilizada como narcótico.
  17. Orla de Barton
    Um dos sintomas que caracteriza a intoxicação causada pelo chumbo. A Orla de Barton consiste em uma faixa, em coloração azulada, na gengiva e ou nos dentes.
  18. OSHA - Occupational Safety and Health Administration
    organização americana de segurança e saúde do trabalho. A OSHA dedica-se a prevenir acidentes, doenças e mortes relacionadas ao trabalho. Foi criada em 1971, está vinculada ao U.S. Department of Labor e tem sua sede em Washington, DC
  19. OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (Occupational Safety and Health Administration ) -- É uma agência federal que publica e aplica regulamentações sobre segurança e saúde para a maioria das empresas e indústrias nos EUA.
  20. Oxidação (Oxidation) -- É o processo de combinação do oxigênio com alguma substância, ou uma alteração química na qual ocorre perda de elétrons.
  21. Oxidante (Oxidizer) -- É uma substância que libera oxigênio estimulando a combustão de material orgânico, ou que retira elétrons de outra.
  22. Parafuso Esticador (NR-18)
    dispositivo utilizado no tensionamento do cabo de aço para o estaiamento de torre de elevador.
  23. Pára-Raio (NR-18)
    conjunto composto por um terminal aéreo, um sistema de descida e um terminal de aterramento, com a finalidade de captar descargas elétricas atmosféricas e dissipá-las com segurança.
  24. Passarela (NR-18)
    ligação entre dois ambientes de trabalho no mesmo nível, para movimentação de trabalhadores e materiais, construída solidamente, com piso completo, rodapé e guarda-corpo.
  25. Patamar (NR-18)
    plataforma entre dois lances de uma escada.
  26. PCMAT (NR-18)
    Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.
  27. PCMSO , Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é um documento elaborado pela Medicina do Trabalho , baseado no PPRA , para controlar a exposição , por parte dos funcionários , aos agentes nocivos no ambiente do trabalho , tentando minimizar seus efeitos sobre o trabalhador e diagnosticando de forma precoce as doenças ocupacionais. Este documento foi criado para cumprir uma legislação trabalhista (Norma Regulamentadora nº 7).
  28. PEL: Limite permitido de exposição (Permissible Exposure Limit ) -- Refere-se ao limite de exposição que é publicado e obrigatório pela OSHA como padrão legal. O PEL pode ser uma média ponderada de tempo de exposição (8 horas) (TWA), um limite de exposição curto de 15 minutos short term exposure limit (STEL), ou um teto ceiling (C). Os PELs são encontrados nas tabelas Z-1,Z-2, or Z-3 das regulamentações da OSHA 1910.1000. (Veja também TLV).
  29. Pele (Skin) -- Esta designação aparece às vezes junto com um TLV ou PEL. Refere-se à possibilidade de absorção de uma determinada substância através da pele e olhos. Assim, a proteção de áreas maiores de pele deve ser considerada para impedir absorção pela pele, de tal forma que o TLV não seja invalidado.
  30. Perfil Profissiográfico
    descrição detalhada e individualizada de cada uma das funções existentes em uma empresa, levando em conta tarefas, equipamentos de proteção individual e coletivos, equipamentos e máquinas utilizadas, meio ambiente de trabalho, ritmo de trabalho, áreade trabalho, entre outros.
  31. Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento individual do funcionário  que relata todo o seu histórico laboral na empresa , destinado a fornecer ao INSS informações relativas à efetiva exposição , por parte do funcionário , à agentes nocivos a saúde. Ele utiliza informações provenientes do LTCAT e do PCMSO , além de informações administrativas do RH da empresa. Foi criado para fornecer dados para a  aposentadoria especial , mas será solicitado em todas as homologações de funcionários.
  32. Perímetro da Obra (NR-18)
    linha que delimita o contorno da obra.
  33. Período de Trabalho (NR-15) - é o tempo durante o qual o trabalhador fica submetido a pressão maior que a do ar atmosférico excluindo-se o período de descompressão;
  34. Poluição - Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população, b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, c) afetem desfavoravelmente a biota, d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
  35. Pressão de Trabalho (NR-15) - é a maior pressão de ar à qual é submetido o trabalhador no tubulão ou túnel durante o período de trabalho;
  36. Pilão (NR-18)
    peça utilizada para imprimir golpes, por gravidade, força hidráulica, pneumática ou explosão.
  37. Piso Resistente (NR-18)
    piso capaz de resistir sem deformação ou ruptura aos esforços submetidos.
  38. Plano de Higiene Química (Chemical Hygiene Plan) -- Um programa escrito desenvolvido e implementado a nível departamental que determina procedimentos, equipamento, equipamento de proteção individual e coletiva e práticas laboratoriais que são capazes de proteger estudantes, instrutores e demais funcionários dos riscos à saúde apresentados pelas substâncias químicas de risco naquele local em particular.
  39. Plataforma de Proteção (NR-18)
    plataforma instalada no perímetro da edificação destinada a aparar materiais em queda livre.
  40. Plataforma de Retenção de Entulho (NR-18)
    plataforma de proteção com inclinação de 45º (quarenta e cinco graus) com caimento para o interior da obra, utilizada no processo de demolição.
  41. Plataforma de Trabalho (NR-18)
    plataforma onde ficam os trabalhadores e materiais necessários à execução dos serviços.
  42. Plataforma Principal de Proteção (NR-18)
    plataforma de proteção instalada na primeira laje.
  43. Plataforma Secundária de Proteção (NR-18)
    plataforma de proteção instalada de 3 (três) em 3 (três) lajes, a partir da plataforma principal e acima desta.
  44. Plataforma Terciária de Proteção (NR-18)
    plataforma de proteção instalada de 2 (duas) em 2 (duas) lajes, a partir da plataforma principal e abaixo desta.
  45. Pneumoconiose
    doença do pulmão, causada pela contaminação por algum tipo de mineral ou poeira. A pneumoconiose recebe diversas designações de acordo com o tipo de poeira causadora da doença. A asbestose, a silicose são os exemplos de pneumoconiose.
  46. Polimerização (Polymerization) -- Uma reação química na qual duas ou mais pequenas moléculas se combinam para formar moléculas maiores que contêm unidades estruturais repetitivas das moléculas originais. Eventualmente polímeros formados envolvem riscos de explosão.
  47. Ponto de fulgor (Flash Point) -- A menor temperatura na qual um líquido inflamável libera vapor suficiente para formar uma mistura inflamável e queima quando está presente uma fonte de ignição (faíscas, chamas, etc.).
  48. Ponto de fusão (Melting Point) -- Temperatura na qual um sólido passa para o estado líquido. Para misturas pode ser fornecida uma faixa de pontos de fusão.
  49. Postura
    Posição ou posições que o corpo humano assume durante a realização de uma tarefa.
  50. Ponto de ebulição (Boiling Point) -- A temperatura à qual a pressão de vapor de um líquido se torna igual à pressão atmosférica ou na qual um líquido se torna vapor. Usualmente é expressa em graus Celsius ou Fahrenheit. Se um material inflamável apresenta um baixo ponto de ebulição, indica um risco elevado de incêndio.
  51. PPP – O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento individual do funcionário  que relata todo o seu histórico laboral na empresa , destinado a fornecer ao INSS informações relativas à efetiva exposição , por parte do funcionário , à agentes nocivos a saúde. Ele utiliza informações provenientes do LTCAT e do PCMSO , além de informações administrativas do RH da empresa. Foi criado para fornecer dados para a  aposentadoria especial , mas será solicitado em todas as homologações de funcionários à partir de 1. de Julho.
  52. PPRA – O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além de identificar os agentes prejudiciais a saúde ,  cria mecanismos de controle de forma de reduzi-los ou eliminá-los do ambiente do trabalho. Este documento foi criado para cumprir uma legislação trabalhista (Norma Regulamentadora n. 9).
  53. Prancha (NR-18)
    1. peça de madeira com largura maior que 0,20m (vinte centímetros) e espessura entre 0,04m (quatro centímetros) e 0,07m (sete centímetros).
    2. plataforma móvel do elevador de materiais, onde são transportadas as cargas.
  54. Pranchão (NR-18)
    peça de madeira com largura e espessura superiores às de uma prancha.
  55. Pressão de vapor (Vapor Pressure) -- Pressão que um líquido ou sólido exerce quando está em equilibrio com seu vapor a uma dada temperatura.
  56. Prisma de Iluminação e Ventilação (NR-18)
    espaço livre dentro de uma edificação em toda a sua altura e que se destina a garantir a iluminação e a ventilação dos compartimentos.
  57. PROCESSO JUDICIAL: começa quando o Juiz recebe a denúncia ou a petição inicial em uma ação civil pública. Tramita na Justiça. Termina em geral com a sentença, mas pode haver recurso.
  58. PROCURADORIA DA REPÚBLICA: instância do MPF, onde atuam os Procuradores da República, perante a Justiça Federal de primeiro grau.
  59. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, além de identificar os agentes prejudiciais a saúde ,  cria mecanismos de controle de forma de reduzi-los ou eliminá-los do ambiente do trabalho. Este documento foi criado para cumprir uma legislação trabalhista (Norma Regulamentadora n. 9).
  60. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é um documento elaborado pela Medicina do Trabalho , baseado no PPRA , para controlar a exposição , por parte dos funcionários , aos agentes nocivos no ambiente do trabalho , tentando minimizar seus efeitos sobre o trabalhador e diagnosticando de forma precoce as doenças ocupacionais. Este documento foi criado para cumprir uma legislação trabalhista (Norma Regulamentadora nº 7).
  61. Protetor auricular
    equipamento de proteção individual destinado a atenuar ruídos. Há diversos tipos de protetores auriculares. Destacam-se os do tipo abafador e de inserção.
  62. Protetor Removível (NR-18)
    dispositivo destinado à proteção das partes móveis e de transmissão de força mecânica de máquinas e equipamentos.
  63. Protensão de Cabos (NR-18)
    operação de aplicar tensão nos cabos ou fios de aço usados no concreto protendido.
  64. Proxêmica
    1.ciência que estuda os aspectos culturais, comportamentais e sociológicos das distâncias entre indivíduos. 2. conhecimentos relativos ao uso humano do espaço, estudando a relação entre o indivíduo e seu ambiente, as situações de contato ou de não contato entre as pessoas, estabelecendo distâncias interpessoais.
  65. Prumagem (NR-18) - colocação de peças no sentido vertical (linha de prumo).
  66. Quilohertz (kHz) - 1.000 Hz
  67. Quilovolt (kV) - 1.000 V
  68. Quilowatt (kW) - 1.000 W
  69. rad
    unidade de medida de dose absorvida, igual a quantidade de radiação ionizante, que provoca em um meio determinado a absorção de 100 erg de energia por grama do meio. Um rad equivale a 0,01 gray (gy) Símbolo: rad .
  70. Rampa (NR-18)
    ligação entre 2 (dois) ambientes de trabalho com diferença de nível, para movimentação de trabalhadores e materiais, construída solidamente com piso completo, rodapé e guarda-corpo. Plano Inclinado.
  71. RTP (NR-18)
    Regulamentos Técnicos de Procedimentos - especificam as condições mínimas exigíveis para a implementação das disposições da NR.
  72. Rampa de Acesso (NR-18)
    plano inclinado que interliga dois ambientes de trabalho. Rede de Proteção - rede de material resistente e elástico com a finalidade de amortecer o choque da queda do trabalhador.
  73. Reatividade (Reactivity) -- Refere-se à susceptibilidade de uma substância de sofrer uma reação química ou mudança que pode resultar em efeitos colaterais de risco, como explosão, queimaduras, e emissões tóxicas ou corrosivas. As condições que causam a reação, como calor, outras substâncias ou quedas, usualmente vão aparecer como "condições a serem evitadas" (Conditions to Avoid) quando apresentados em uma MSDS.
  74. Reativo com água (Water-reactive) -- Agente químico que reage com a água liberando um gás inflamável ou que apresenta riscos à saúde.
  75. Recursos ambientais - Atmosfera, águas interiores, superficiais e subterrâneas, estuários, mar territorial, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora.
  76. RELÊ - Interruptor que controla o fluxo de corrente elétrica no circuito dos sistemas eletrônicos e de ignição.
  77. Respirador (Respirator) -- Refere-se ao equipamento desenhado para proteger a quem o usa da inalação de contaminantes perigosos.
  78. Risco
    possibilidade real ou potencial capaz de causar lesão e ou morte, danos ou perdas patrimoniais, interrupção de processo de produção ou de afetar a comunidade ou o meio ambiente.
  79. REM
    roentgen equivalent man. (radiação equivalente no homem). unidade de medida de eficiência biológica da radiação. è igual a dose desta radiação, que absorvida, tem o mesmo efeito que um rad de raios x. Equivalente a centesima parte do Sievert (Sv).
  80. Roentgen ou Röntgen
    unidade de medida de dose de exposição à radiação. Símbolo R
  81. ROLAMENTO - Peça interposta entre a roda e o respectivo eixo. Se lubrificada adequadamente, trabalha por longos períodos com atrito e desgaste insignificantes, mesmo sob pressão e alta velocidade.
  82. Roldana (NR-18)
    disco com borda canelada que gira em torno de um eixo central.
  83. Rosca de Protensão (NR-18)
    dispositivo de ancoragem dos cabos de protensão.
  84. RSI - repetitive strain injuri - Lesão por Esforço Repetitivo - LER, em Inglês
  85. Ruído Contínuo ou Intermitente
    o ruído contínuo é o que apresenta emissão de energia acústica com duração superior a 1 segundo e sem intervalos em sua emissão. O ruído Intermitente é o que apresenta interrupções em sua emissão.
    Por extensão são considerados ruídos contínuos ou intermitentes os ruídos que não são de impacto.
  86. Ruído de Impacto
    o ruído que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, a intervalos superiores a um segundo. (NR- 15)
  87. Segurança do Trabalho
    conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
  88. Sapatilha (NR-18)
    peça metálica utilizada para a proteção do olhal de cabos de aço.
  89. Saturnismo
    - doença causada pela contaminação por chumbo. Caracteriza-se por diversos sintomas e pela orla de Barton.
  90. Sensibilizante (Sensitizer) -- Uma substância que pode não provocar uma reação em uma pessoa durante as exposições iniciais, mas depois irão provocar uma resposta alérgica à substância.
  91. SERVOFREIO - Dispositivo que age sobre o cilindro mestre do sistema de freio quando o pedal é acionado, multiplicando a força pelo motorista. Esse aumento da força varia de 1,9 a 4 vezes, dependendo do modelo.
  92. STEL: Limite de exposição curta (Short Term Exposure Limit) -- É representado por STEL ou TLV-STEL, consistindo na concentração máxima à qual indivíduos podem ser expostos por um curto período (15 minutos) por apenas 4 vezes ao dia ao longo da jornada, e com intervalos de pelo menos 1 hora entre as exposições. O limite diário (TLV-TWA) também não pode ser excedido.
  93. Sievert
    unidade de medida equivalente de dose de radiação ionizante no Sistema Internacional de Unidades. O nome da Sievert foi adotado em 1979, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas, em homenagem ao físico sueco Rolf Sievert (1898-1966) . O Sievert tem a dimensão de 1J/kg. 1 Sv = 100 REM (roentgen equivalent man)
    Simbolo: Sv.
  94. Silicose
    doença grave causada pela inalação de poeira de sílica (SiO2), em geral quartzo, mas também outros tipos de poeira como cristobalita e/ou tridimita, que conduz a inflamação e cicatrização do tecido pulmonar.
    Quando o trabalhador inala partículas de sílica o tecido pulmonar reage criando nódulos ao redor da partícula. Com o evoluir da doença esses nódulos se aglomeram e formam placas maiores, impedindo as funções básicas do pulmão. A evolução da silicose pode causar câncer de pulmão, bronquite e tuberculose e mesmo morte.
  95. Sinaleiro (NR-18)
    pessoa responsável pela sinalização, emitindo ordens por meio de sinais visuais e/ou sonoros.
  96. Sinalização - Procedimento padronizado, destinado a orientar, alertar, avisar e advertir.
  97. Sinergismo é o que ocorre quando o efeito dos produtos é ultrapassado por outro efeito.
    Exemplo: o NaCl aumenta o efeito do SO2.
  98. Sistema Elétrico de Potência (SEP) - É o conjunto de todas a instalações e equipamentos destinados à operação, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição inclusive.
  99. Sistêmico (Systemic) -- Dispersão através do corpo afetando muitos ou todos os sistemas de órgãos; não restrito a apenas um local ou área do corpo.
  100. Sobrecarga (NR-18)
    excesso de carga (peso) considerada ou não no cálculo estrutural.
  101. Soldagem (NR-18)
    operações de unir ou remendar peças metálicas com solda.
  102. Sólido inflamável (Flammable Solid) -- Substância sólida que, não sendo explosiva, é capaz de causar fogo por atrito, absorção de umidade, mudança química espontânea, ou de calor retido por processamento, ou que pode sofrer facilmente ignição, e quando queima, o faz de tal forma que cria um risco sério.
  103. Substâncias Controladas - Substâncias sujeitas a controle especial de acordo com o artigo 101 do Regulamento Técnico aprovado pela Portaria SVS/MS n.º 344, de 12 de maio de 1998, republicada no Diário Oficial da União de 1º de fevereiro de 1999. ( ver lista no site http://www.sindusfarma.org.br/publ/bole2001/vs19.htm.).
  104. Substâncias químicas perigosas (Hazardous Chemicals ) -- Qualquer substância química para a qual existe evidência suficiente de que pode provocar efeitos prejudiciais à saúde do pessoal exposto.
  105. Substâncias químicas perigosas à saúde ( Health Hazard): Substâncias químicas que são carcinogênicas, tóxicas, irritantes, sensibilizantes, ou outros agentes que podem danificar os pulmões, a pele, os olhos ou as membranas mucosas.
  106. Talude (NR-18)
    inclinação ou declive nas paredes de uma escavação.
  107. Tambor do Guincho (NR-18)
    dispositivo utilizado para enrolar e desenrolar o cabo de aço de sustentação do elevador.
  108. Tapume (NR-18)
    divisória de isolamento.
  109. Taquifilaxia
    é a tolerância desenvolvida após poucas doses absorvidas do produto, por depleção do mediador disponível.
  110. Taxa de evaporação (Evaporation Rate) -- Velocidade com a qual um material é transformado em vapor (evapora) a uma dada temperatura e pressão quando comparada com a evaporação de uma substância determinada. Avaliaçãoes de saúde e risco de incêndio levam em consideração a taxa como um aspecto importante.
  111. Tensão elétrica - Diferença de potencial expressa em volts
  112. TLV: Limite de limiar (Threshold Limit Value) -- Concentrações no ar de substâncias selecionadas pela ACGIH que representam condições nas quais acredita-se que praticamente todos os trabalhadores podem ser expostos continuamente sem efeitos adversos. TLVs são guias de aconselhamento, não são padrões legais, mas são baseados em evidências de experiência industrial, estudos com animais, ou com humanos quando existirem. Há diferentes tipos de TLVs: : Time Weighted Average(TLV-TWA), Short Term Exposure Limit (TLV-STEL) e Ceiling (TLV-C). (Veja também PEL).
  113. Temperatura Efetiva
    a temperatura calculada em função da temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido (umidade relativa do ar) e velocidade do ar, usada para avaliação do calor em ambientes de trabalho. Seu valor é obtido através de ábacos para trabalhadores vestidos e/ou com dorso desnudo. Também dito Índice de Temperatura Efetiva
  114. Tendinite
    (do Latin tendo, tendinis, tendão) - inflamação de um tendão. Afecção que se caracteriza por inflamação de um tendão, dor,formigamento, geralmente nos membros superiores e nas mãos e dedos. Ocorre em geral devido a LER/DORT.
  115. Teratogênico (Teratogen) -- Agente ou substância que pode causar defeitos físicos no embrião em desenvolvimento ou feto quando uma mulher grávida é exposta a essa substância.
  116. Termômetro
    aparelho utilizado para medir a temperatura.
  117. Termômetro clínico
    aparelho utilizado para medir a temperatura o corpo humano.
  118. Termômetro de Bulbo Úmido
    termômetro composto de uma haste contendo mercúrio e um pano úmido em sua base. Destina-se a medir a umidade do ar.
  119. Termômetro de Globo
    termômetro composto de uma haste contendo mercúrio e uma esfera metálica que engloba o corpo da haste, sem tocá-la. Destina-se a medir a temperatura devida ao calor irradiado.
  120. Tinta (NR-18)
    produto de mistura de pigmento inorgânico com tíner, terebintina e outros diluentes. Inflamável e geralmente tóxica.
  121. Tirante (NR-18)
    cabo de aço tracionado.
  122. Tolerância de espécie
    é a insensibilidade de certa espécie a determinados produtos.
    Exemplo: resistência do coelho à atropina, uma droga para fazer dilatar a pupila. Para o coelho a atropina não faz efeito.
  123. Tolerância cruzada
    é a tolerância que ocorre com o uso simultâneo de produtos farmalogicamente relacionados em particular os que atuam no mesmo sitio receptor.
    Exemplo: resistência do alcoólatra a anestésicos. Para muitos alcoólatras os anestésicos não fazem efeito
  124. Torre de Elevador (NR-18)
    sistema metálico responsável pela sustentação do elevador.
  125. Toxicidade (Toxicity) -- Refere-se ao potencial de uma substância de exercer um efeito danoso em humanos ou animais, e uma descrição do efeito e as condições ou concentração sob as quais o efeito ocorre.
  126. Toxinas reprodutivas (Reproductive Toxins) -- Agentes químicos que afetam a capacidade reprodutiva, incluindo danos cromossômicos (mutações) e efeitos em embriões.
  127. Transbordo (NR-18)
    transferência de trabalhadores de embarcação para plataforma de trabalho, através de equipamento de guindar.
  128. Transporte Semimecanizado (NR-18)
    é aquele que utiliza, em conjunto, meios mecânicos e esforços físicos do trabalhador.
  129. Trava de Segurança (NR-18)
    sistema de segurança de travamento de máquinas e elevadores.
  130. Trava-Queda (NR-18)
    dispositivo automático de travamento destinado à ligação do cinto de segurança ao cabo de segurança.
  131. TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL: das decisões em primeira instância pelos juízes federais cabe recurso para os TRF's.
  132. Túnel Pressurizado (NR-15) - é uma escavação, abaixo da superfície do solo, cujo maior eixo faz um ângulo não-superior a 45º (quarenta e cinco graus) com a horizontal, fechado nas duas extremidades, em cujo interior haja pressão superior a uma atmosfera;
  133. Tubulão de Ar Comprimido (NR-15) - é uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosférica. A atmosfera pressurizada opõe-se à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior.
  134. TWA: Média ponderada de tempo (Time Weighted Average) -- É o tempo médio, relativo a um período de trabalho (por exemplo 8 horas/dia) da exposição de uma pessoa a um agente químicos. A média é determinada por amostragem do contaminante ao longo do período. É representado por TLV-TWA.
  135. UEL: Limite superior de explosão (Upper Explosive Limit ) -- Também chamado de Limite superior de inflamabilidade (Upper Flammable Limit), representa a concentração mais elevada (expressa em percentual de vapor ou gás no ar por volume) de uma substância que queimará ou explodirá na presença de uma fonte de ignição. Teoricamente acima deste limite a mistura é "rica" demais para suportar combustão. A diferença entre os LEL e UEL constitui a faixa de inflamabilidade ou de explosão de uma substância. (Veja também LEL).
  136. Ultravioleta
    radiação eletromagnética, invisível ao olho humano, com comprimento de onda, l, situado entre 4000 Å (violeta) e aproximadamente o comprimento de onda dos raios X de baixa energia). Subdivide-se em UVA ( l entre 3200 e 4000 Å) e UVB (l entre 2900 e 3200Å) . Símbolo: Uv.
  137. Válvula de Retenção (NR-18)
    a que possui em seu interior um dispositivo de vedação que sirva para determinar único sentido de direção do fluxo.
  138. Vapor -- É o estado gasoso de substâncias que se encontram normalmente no estado líquido ou sólido a temperatura e pressão normais. Os vapores são liberados para o ar a partir de líquidos como os solventes, especialmente de aqueles com baixo ponto de ebulição.
  139. Vaso dePressão
    designação genérica dos equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa
  140. Veículo Precário (NR-18)
    veículo automotor que apresente as condições mínimas de segurança previstas pelo Código Nacional de Trânsito - CONTRAN.
  141. Vergalhões de Aço (NR-18)
    barras de aço de diferentes diâmetros e resistências, utilizadas como parte integrante do concreto armado.
  142. Verniz (NR-18)
    revestimento translúcido, que se aplica sobre uma superfície; solução resinosa em álcool ou em óleos voláteis.
  143. Vestimenta (NR-18)
    roupa adequada para a atividade desenvolvida pelo trabalhador.
  144. Vias de Circulação (NR-18)
    locais destinados à movimentação de veículos, equipamentos e/ou pedestres.
  145. Vigas de Sustentação (NR-18)
    vigas metálicas onde são presos os cabos de sustentação dos andaimes móveis
  146. Volt (V) - Unidade de tensão elétrica
  147. Watt (W) - Unidade de potência
  148. Zona de Risco - Entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©

Back to TOP