Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

13 de dez. de 2011

Qualidade de Vida no Trabalho e Implantação da Ginástica Laboral Nas Organizaçõess


Imagem Google

A década de 70 conviveu com as mudanças no gerenciamento organizacional. È nesta época que surgiu os primeiros movimentos e aplicações estruturadas no dia a dia organizacional, utilizando a qualidade de vida no trabalho - Q.V.T. A qualidade de vida no trabalho é resultante da combinação direta de diversas atividades capazes de gerar motivação e satisfação em diferentes níveis (WATON, 1973: WESTLEY, 1979: DAVIS E WERTHER, 1983: NADLER ELAWWER, 1983: HUSE E COMMINGS, 1985).
É visível que o empresário já reconhece a necessidade de criar condições adequadas para que seus colaboradores posam desenvolver o seu potencial e sua criatividade dentro da empresa.
O mundo está vivendo a era da tecnologia. O estilo de vida do homem tecnológico está associado ao sedentarismo. As atividades físicas e desportivas dentro das organizações, bem como os programas de qualidade de vida, atuam como forma de amenizar os efeitos negativos e prejudiciais do trabalho e da utilização inadequada da tecnologia par ao nosso corpo.
O programa de ginástica laboral pode ser implantado em qualquer organização, independe dos objetivos a que se destina.
Vemos como principais objetivos da implantação e prevenção doas doenças de trabalho e do absenteismo, além de incentivar a pratica de exercícios físicos fora do horário de trabalho, são atingidos por meio da elevação do bem-estar, da disposição dos colaboradores e relacionamento entre si.
A busca da qualidade de vida tem mobilizado várias empresas com o objetivo de obter não só a qualidade, mas também o aumento da produtividade e competitividade.
Atualmente o programa de ginástica laboral é visto como nova ferramenta alternativa para humanizar o meio empresarial e reviver doenças ocupacional, desde que aplicado de forma adequada.
Há a necessidade de um planejamento da aplicação da ginástica laboral, a escolha do publico alvo, as necessidades, a definição dos exercícios e horários e posterior a todo esse processo a avaliação final do programa, as vantagem, se os resultados foram como esperados.
A tendência mundial de busca da melhor qualidade de vida fez surgir nas empresas a necessidade da implantação de vários programas voltados para melhora do dia doa colaboradores.
O programa e ginástica Laboral apareceram em paralelo ao programa de qualidade de vida e promoção de saúde e lazer, que visam amenizar os efeitos que o mau uso do da tecnologia causa no corpo humano.
A ginástica Laboral traz benefícios para os colaboradores, melhoria na postura, promoção do bem-estar geral, melhoria na qualidade de vida, combate ao sedentarismo diminuição do estresse ocupacional. Já para as empresas, os benefícios são: diminuição dos acidentes de trabalho, redução ao absentismo e a rotatividade de pessoal, aumento a produtividade, melhora na qualidade total, prevenção às doenças ocupacionais.
As primeiras iniciativas da implantação da ginástica Laboral no Brasil e em outros paises ocorreram no setor de indústrias e hoje já abrangem os setores do comercio, prestação de serviços e serviço público, bem como universidades e escolas públicas e particulares.
Kolling cita em seu livro “Ginástica Laboral compensatória: Uma experiência vitoriosa da Feevale”, uma pesquisa que a ginástica laboral ministrada todos os dias, durante 10 minutos, evidenciam que em três, das cinco indústrias pesquisadas continuam fazendo a ginástica regularmente com ajuda de profissional capacitado.
Imagem Google
A prescrição de exercícios físicos, visando o aumento da força muscular, é uma tentativa de reforçar regiões musculares específicas. Os reforços musculares, associados a um trabalho ergonômico, diminuem a possibilidade dos colaboradores apresentarem lesões por esforços repetitivos. Os efeitos da ginástica laboral para a prevenção da LER foram avaliados nos estudos de Pampuch (1990), realizado entre 1944 e 1998 com uma amostra de 241 funcionários de ambos os sexos, averiguou-se que a ocorrência da LER acometeu em maior proporção aos trabalhadores do sexo feminino. Constatou-se também que a ginástica laboral praticada três vezes por semana nos setores de bobinas e registradores prevenir a LER e ainda proporcionou aumento de interesse pelo trabalho, maior integração entre os colaboradores e diminuição do estresse físico e mental, promovendo uma relação harmoniosa do homem com seu trabalho e maior qualidade de vida do trabalhador.
A ginástica laboral é também indicada para controle do estresse ocupacional. Quando as atividades são executadas em ambiente competitivo de muita pressão, as pessoas se tornam mais agressivas ou com sensação ou estarem sendo agredidas. Esse ambiente de trabalho provoca mudanças de comportamento, causando um estresse excessivo. Ao elaborarem uma proposta de ginástica laboral, os profissionais se preocupam com a duração da sessão necessária para diminuir os níveis de estresse. As pesquisas avaliadas apresentaram que em variações de tempo entre oito e quinze minutos, com média de seis meses de prática, apresentam resultado positivo para os colaboradores.
Podemos perceber que a implantação de um programa de ginástica laboral no dia a dia organizacional, se resume em enormes benefícios, seria interessante que todas as organizações pudessem implantar esses programas em suas empresas, a vida ocupacional dos colaboradores agradece.
Essas iniciativas tomadas pelas empresas só faz aumentar a credibilidade perante a concorrência, além de beneficiar os colaboradores de forma a incentivar-los a produzir mais, o resultado é bem vantajoso para todos.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©

Back to TOP