Cuidados no Trânsito
Quem
tem pressa chega mais rápido, mas quem tem amor chega sempre.
Perca
um minuto na vida, mas não perca a vida em um minuto.
O
trânsito é o sistema que ceifa mais vidas em todo mundo e até mais que todas
as guerras e doenças humanas reunidas. Na verdade quem mata não é o trânsito
que é apenas um sistema social com sentido de organizar consciências sem consciência,
mas motoristas com instintos animais muito mais forte que o juízo, a razão ou
a consciência social. Não estou nem indo além e analisando consciencialmente
que nem justifica de tão distante serem certas atitudes de certos motoristas
assassinos em potencial.
Não
tenho intenção de ser suave ou demagógico, pois também sou motorista e estou
sujeito as causas do trânsito.
É
justo lembrar também a imprudência e irracionalidade dos pedestres, ciclistas
e motoqueiros que como suicidas conscientes têm talvez mais responsabilidades
sobres os acidentes insanos que os próprios motoristas que tidos como cruéis
assassinos muitas vezes são mais vítimas que qualquer outra coisa. Cada qual
com sua responsabilidade.
Há
um processo de insanidade recíproco no trânsito que fará tanto mais vítimas
quanto menor ou mais fraco for o objeto participante do acidente ou valendo
a lei do mais forte.
Bem,
o fato é que existem diversas formas de inconseqüência, desde as mais sutis
como falar ao celular enquanto dirige, não dar uma seta antes de converter até
efetuar uma ultrapassagem perigosa em local inadequado.
Imagem Google
Concordo
plenamente com leis cada vez mais severas e multas caras, já que não é possível
obter cooperação é preciso reprimir através de leis, que também de nada adiantarão
se não houver devida fiscalização. Evidentemente nenhuma lei em nenhum
setor nada resolve ou resolverá pois é sempre fácil burlar, mentir, enganar
e fazer o mal quando se há intenção negativa e má fé consciente.
Num
cruzamento sem sinal nenhum, quem tem preferência? Resposta consciente: A vida
tem preferência, ou seja, ceda sempre aos neuróticos e seja feliz. Resposta
técnica: Quem vem de sua direita. Se você é que vai na direita do outro veículo,
você tem a preferência.
Termino
com um simples recado: NÃO ADIANTA NADA DAR A SETA EM CIMA DA HORA! Ela tem
que ser ligada com antecedência! Nunca saia de uma garagem velozmente, você
pode matar alguém! Sempre antes de mudar de pista ou converter à direita ou
esquerda, dê uma olhada nos retrovisores.
Falar
ao celular no volante é mais perigoso que dirigir bêbado - Folha Online
Motoristas que falam ao telefone celular enquanto dirigem correm mais risco de causar acidentes do que condutores alcoolizados, segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido.
Os pesquisadores revelaram que o tempo de reação de quem conversa no celular é 30% menor que o de alguém que ultrapassa os limites na bebida e fica alcoolizado.
Usuários de celular levaram meio segundo a mais para reagir a estímulos do que uma pessoa em condições normais e um terço de segundo a mais que motoristas sob efeito do álcool.
O estudo também mostrou que os usuários de celular ao volante são menos capazes de manter uma velocidade constante e uma distância adequada do veículo da frente, para evitar colisões.
A seguradora Direct Line, que encomendou a pesquisa, afirma que 40% dos motoristas entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem. Segundo a empresa, celulares e aparelhos de viva-voz têm praticamente o mesmo efeito na concentração.
Motoristas que falam ao telefone celular enquanto dirigem correm mais risco de causar acidentes do que condutores alcoolizados, segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido.
Os pesquisadores revelaram que o tempo de reação de quem conversa no celular é 30% menor que o de alguém que ultrapassa os limites na bebida e fica alcoolizado.
Usuários de celular levaram meio segundo a mais para reagir a estímulos do que uma pessoa em condições normais e um terço de segundo a mais que motoristas sob efeito do álcool.
O estudo também mostrou que os usuários de celular ao volante são menos capazes de manter uma velocidade constante e uma distância adequada do veículo da frente, para evitar colisões.
A seguradora Direct Line, que encomendou a pesquisa, afirma que 40% dos motoristas entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem. Segundo a empresa, celulares e aparelhos de viva-voz têm praticamente o mesmo efeito na concentração.
Imagem Google
Direção
Defensiva
"Direção
Defensiva" é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas
(erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos
nas vias de trânsito".
Por
que praticar a direção defensiva ?
Pesquisas
realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte
estatística:
- Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via.
- 30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos.
- A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas do motoristas.
Dentre
os principais Problemas com o Motorista temos:
- Dirigir sob o efeito de álcool ou substância entorpecente
- Imprudência - trafegar em velocidade inadequada
- Imperícia - inexperiência e falta de conhecimento
- Negligência - falta de atenção, falha de observação
Motorista
defensivo é aquele que adota um procedimentopreventivo no trânsito, sempre
com cautela e civilidade. O motorista defensivo não apenas dirige, pois está
sempre pensando em segurança, em previnir acidentes.
A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de motoristas.
Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo
a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições
adversas.
0 comentários:
Postar um comentário